O fotógrafo do Brooklyn Marc Bushelle e sua mulher, Janine, não previam toda a atenção que teriam quando tiveram a ideia de mostrar sua filha Lily, de 5 anos de idade, em fotos de mulheres afro-americanas icônicas.
O Projeto Heroínas Negras começou como uma maneira de ajudar Lily a aprender sobre mulheres afro-americanas cuja força e coragem fizeram a diferença no mundo. “Quando as pessoas falam sobre História Negra, tem uma lista de nomes que elas normalmente citam. Mas queríamos cobrir as mulheres que não estão normalmente na ponta da língua das pessoas,” Marc explica.
Então eles começaram a criar retratos da Lily vestida como as menos conhecidas, mas igualmente importantes pioneiras como Bessie Coleman, a primeira piloto de avião negra; Mae Jemison, a primeira astronauta negra e a primeira mulher negra a viajar para o espaço; e a Almirante Michelle Howard, a primeira mulher a se tornar uma almirante quatro estrelas na Marinha dos Estados Unidos.
O processo de selecionar quem será honrada normalmente começa com uma conversa entre Marc e Janine, mas rapidamente vão para uma pesquisa que inclui a Lily também. “Nós assistimos filmes. Ouvimos as músicas, se esse é o campo delas,” Marc diz. Depois de Marc achar a foto que quer recriar, Janine geralmente faz as roupas, e Lily contribui também. “Para a sessão de Shirley Chisholm,” Marc diz, “Lily ajudou a pintar o cartaz escrito “wow” no fundo.”
Pai recria fotos famosas com sua filha http://goo.gl/k92W3Y
Posted by Man in this town on Segunda, 25 de maio de 2015
Como pode ser esperado de uma menininha, Lily não mantém o foco por muito tempo, mas Marc e Janine sempre se certificam de que ela está se divertindo. “Lily adora se arrumar. É difícil tirá-la das fantasias depois das sessões de fotos,” ele diz. Mas a experiência não é só divertida para Lily, também é educacional. “Eu também acho que ela gosta de aprender sobre estas heroínas diferentes. É incrível ouvi-la mencioná-las de passagem, no meio de um dia normal.”
Além de ajudar Lily a cultivar uma noção de valor próprio e aprender sobre sua ascendência,o Projeto Heroínas Negras viralizou. As fotos de Marc apareceram em dúzias de meios por todo o mundo, e o projeto ganhou o apoio de celebridades com a bailarina Misty Copeland e da Queen Latifah, que aparecem na série.
Com mais suporte aparecendo, os Bushelles foram inspirados a expandir a série e incluir mulheres notáveis de todas as raças. “A Malala foi fácil de pensar,” Marc diz, descrevendo o retrato de Lily como a ativista paquistanesa de 17 anos e a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel. Outra adição recente à série foi a humanitária Madre Teresa.
Para Marc, o que importa é a família e construir um legado para Lily. “Poder trabalhar com a Lily, produzir estas fotos, e ter outras pessoas gostando delas,” ele diz, “isso é algo que ela pode olhar… e apreciar, sabe, por toda a vida.”
Visite a conta de Marc Bushelle para ver mais do seu trabalho.
(Flickr Blog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário